Enem 2019, fique ligado!

A expectativa do MEC é que o processo de inscrição ENEM 2019 bata o recorde de candidatos inscritos superior a 10 milhões de participantes. Para participar é bem simples a inscrição é realizada pela a internet pelo portal do MEC. O exame é realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é responsável por todas as fases do exame, desde à inscrição ENEM 2019, até a divulgação das notas do Programa.

Em breve como de costume todos os anos, começaram as inscrições para uns dos processos de ingressos as universidades públicas e federais de todo o Brasil. Então não perca tempo, e saiba tudo sobre a inscrição ENEM 2019, e como participar!

Inscrição ENEM 2019- Como se Inscrever

Este ano as inscrições ENEM 2019 estão previstas para o mês de maio, a realização da inscrição do candidato é feita exclusivamente no portal do INEP (www.enem.gov.br). Para participar, basta seguir os passos indicados abaixo:

• Acesse o a página do ENEM no portal INEP;
  • Clique no link “Inscrição”;
  • Informe seu número do CPF e sua data de nascimento;
  • Preencha os dados solicitados pelo cadastro: Número do documento de identidade, endereço, sexo, nacionalidade, nome dos pais, entre outros;
  • Selecione o tipo de atendimento especializado que precisa. Se você não precisa de nenhum tratamento especial, basta não marcar nenhuma as opções;
  • Escolha a opção de língua estrangeira que deseja estudar;
  • Em seguida, será necessário preencher algumas informações sobre seu ensino médio, como a modalidade de ensino pelo qual estudou, qual escola estudou, entre outros;
  • Responda as questões do questionário socioeconômico, apresentadas no final do ato da inscrição – é importante responder com sinceridade, pois o MEC utiliza esses dados para medir o perfil dos estudantes avaliados;
  • Ao final do processo de inscrição, será emitida a sua Guia de pagamento, o boleto ENEM 2019. Caso você esteja concluindo o ensino médio em escola pública nesse ano, você estará isento da taxa de inscrição no exame.

Ao realizar a inscrição no processo o candidato precisa informar a cidade aonde deseja fazer a prova e a escolhe o idioma estrangeiro que deseja optar para a realização das 5 questões que são disponibilizadas para a resolução no exame. Essas opções devem ser escolhidas entre o espanhol e o inglês.

Taxa de Inscrição do ENEM

Ao participar da inscrição ENEM 2019, o estudante deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição para efetivá-la. A taxa de inscrição do exame nacional do ensino médio (Enem 2019) permanece com o valor de R$83,00. Os candidatos que por algum motivo não efetuarem o pagamento da taxa de inscrição até o período estimulado em boleto, automaticamente estão desclassificados.

Concluintes do ensino médio de rede de ensino público ficam automaticamente isentos de pagamento da taxa. Estudantes membros de família de classe social baixa também podem fazer a solicitação da isenção durante o período de inscrição no site para a realização do exame.

Enem 2019 Datas das Provas

As provas do ENEM serão realizadas em dois domingos consecutivos da primeira quinzena de novembro, a saber: nos dias 04 e 11 de novembro de 2019.

No primeiro domingo serão aplicadas as provas referentes as seguintes áreas do conhecimento:

• Provas de Linguagens;
  • Códigos e as suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e as suas Tecnologias;
  • Redação.

Já, no segundo domingo serão aplicadas as provas referentes as seguintes áreas do conhecimento:

• Provas de Ciências da Natureza e as suas Tecnologias
  • Matemática e as suas Tecnologias.

De acordo com o INEP, os candidatos devem comparecer ao local da aplicação da prova até às 12 horas (conforme o horário de Brasília). Os portões serão abertos a partir deste horário e serão fechados às 13 horas. Quem se atrasar não poderá participar da prova, por isso é importante sair de casa com antecedência.