As inscrições do ENEM 2019 estão abertas! Saiba como fazer.

Veja o passo a passo de como realizar a inscrição no Enem 2019:

1 – Acesse a Página do Participante
O estudante deve acessar a Página do Participante, informar o CPF e data de nascimento e selecionar as imagens solicitadas.

2 – Preencha os dados dessoais
Na primeira página do sistema o participante deve conferir seus dados pessoais e preencha outros, como sexo, cor ou raça, número da identidade, órgão expedidor, UF onde a carteira de identidade foi emitida, estado civil etc. Nesta página também é necessário colocar o CEP de onde mora e completar o endereço.

3 – Solicite atendimento Especial
Aqueles que necessitam de atendimento especial no Enem devem realizá-lo neste momento. Se o participante não precisar de nenhum atendimento, basta sinalizar a opção “Não” e dar continuidade na inscrição partindo para a próxima tela.

Caso precise, ele deve indicar sua deficiência ou condição especial ou se precisa de auxílio ou recurso de acessibilidade para a prova. É necessário ainda enviar, por meio do próprio sistema de inscrição, documentos que comprovem a deficiência ou a condição especial que motiva a solicitação.

Veja os tipos de atendimento especializado que o Enem oferece

O resultado dessa solicitação será disponibilizado no dia 22 de maio. Os candidatos terão entre 23 a 29 para apresentar recurso. O resultado do recurso sai no dia 5 de junho.

4 – Confirmação de dados
Na tela seguinte o estudante deve confirmar as informações já fornecidas. É importante estar atento e verificar se preencheu tudo corretamente com seus dados, endereço e situação de atendimento especial, se for o caso.

5 – Escolha da Língua Estrangeira e Local de Prova
Nesta etapa de inscrição é preciso muita atenção, já que as informações disponibilizadas não poderão ser editadas e alteradas depois do fim do prazo de inscrições. O candidato precisa escolher uma opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Alterações neste item só serão aceitas durante o período de inscrições. Se o candidato não fizer a opção terá que realizar a prova de Inglês.

6 – Preencimento da Escolaridade
Os dados desta página não poderão ser alterados depois de finalizada a inscrição. Você deve indicar se já terminou o Ensino Médio, se está cursando e o local (escola pública ou particular, ensino médio regular ou supletivo, certificado do Encceja 2018).

7 – Preenchimento do questionário socioeconômico
Quando chegar nessa parte, será preciso preencher um questionário socioeconômico com informações do estudante e da família. Os dados são usados apenas para desenvolvimento de estudos do Inep. Nesta etapa, as respostas não poderão ser alteradas depois da conclusão da inscrição.

8 – Contato e senha
É importante informar um número de telefone fixo e celular e um e-mail único, já que o Inep usará o seu número de celular e e-mail para enviar comunicados. Anote a senha escolhida e guarde em local seguro. A senha pode ter letras maiúsculas e minúsculas, além de números. Ela será utilizada durante todo o processo.

9 – Gere o boleto (para não isentos)
Os candidatos que não conseguiram a isenção da taxa deverão pagar o boleto no valor de R$ 85 até o dia 23 de maio. O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, internet banking, agências dos Correios que tenham o Banco Postal ou app de agências bancárias.

Guarde o seu boleto e o comprovante de que a taxa foi paga para sua segurança. Eles podem ser apresentados ao Inep caso haja algum problema na inscrição.